SOBRE NÓS

QUEM SOMOS

Financial Sector Deepening Moçambique é uma entidade vocacionada para o desenvolvimento do sector financeiro com enfoque na expansão e inclusão financeiras. Direcionamos os nossos investimentos e conhecimentos para resolver constrangimentos no mercado financeiro, ajudando a diversificação da economia moçambicana e trazendo prosperidade e resiliência económica para os moçambicanos. No centro da nossa estratégia está a mulher, o jovem e a população rural de baixa renda assim como pequenos comerciantes com limitações de acesso a serviços financeiros apropriados. Oferecemos apoio aos nossos parceiros chave para a inovação e expansão de serviços financeiros, usando conhecimentos técnicos para impulsionar a sua capacidade e das pessoas que elas servem.

A NOSSA EQUIPA

Esselina Macome

Directora Executiva

Hélder Buvana 

Gestor de Investimentos

Cristian Bouché

Gestor de Tecnologias de Informação

Moisés Salvador Inguane

Director de Operações

Anabela Mabota

Gestora de Conhecimento e Monitoria e Avaliação

Vânia Matola 

Analista de Conhecimento, Monitoria e Aprendizagem

Titos Uamusse

Grants and Compliance Manager

Carlos Valente Mondle

Gestor de Serviços Financeiros Digitais

Elzo Tomás 

Assistente Adminitrativo e de Contabilidade

Benedito Murambire

Gestor de Investimentos

Sílvio Chiau

Gestor de Visão de Mercado

Kátia Agostinho

Analista de Mercados

Filomena Mondlane

Recepcionista e Secretária

PARCEIROS

Esselina Macome

Directora Executiva

Esselina juntou-se ao FSDMoç depois de 10 anos de carreira no Banco Central de Moçambique, onde foi Directora Executiva de Sistemas de Pagamentos e Membro do Conselho de Administração. Liderou várias comissões com destaque para a elaboração da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira. Esselina é Professora Associada na Universidade Eduardo Mondlane. Ela tem vasta experiência em tecnologia da informação e comunicação – TIC, sistemas de pagamentos, inclusão financeira e gestão de moeda. Ela possui um Doutorado (PhD), em Tecnologias da Informação pela University of Pretoria, na África do Sul; ela também tem um mestrado (MSc) em Análise, Design e Gestão de Sistemas de Informação pela London School of Economics and Political Science da University of London.

Hélder Buvana 

Gestor de Investimentos

Hélder has a wealth of experience in Enterprise
Development, Local Content, Operations and Supply
Chain Management. This experience gained in his past roles of Head of Operations – Lusophone at AMSCO,
Mozambique Country Manager for the following
organizations; NEPAD Business Foundation, Turner and Townsend and Shwerwood International, and the
position of Procurement & Logistics Manager for Tongaat Hulett Sugar Mozambique, has contributed to the success
achieved by FSDMoç in implementing various digital
financial initiatives.
Hélder holds an MBA from MANCOSA and a Bcom Supply Chain & Marketing from University of Kwazulu Natal (UKZN). He participated in various professional courses,
including the Local Content Master Class, by Henley
Business School in UK and he is a Certified Digital
Financial Practitioner (CDFP) by the Digital Frontiers
Institute.

Cristian Bouché

Gestor de Tecnologias de Informação

Cristian Bouché é formado em Administração de Empresas, concluído na Universidade São Tomás de Moçambique, e investiu mais de 10 anos em sua carreira e experiência profissional, principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Gerenciamento de Negócios e Empreendedorismo, onde inicialmente esteve envolvido com a SPEED, uma DAI Inc e agora um membro em tempo integral do FSDMoç como Gerente de Tecnologia da Informação. Ele trabalhou como consultor do projeto, administrando a infraestrutura de sistemas e o gestor do sistema de informações. Ele também trabalhou como chefe do departamento de compras e vendas do departamento Powertools na Construa BuildIT, onde representou marcas mundiais como Makita, Milwaukee e AEG, entre outras marcas. Cristian também é um entusiasta do automobilismo e é campeão múltiplo em várias categorias de kart e "special stage". Ele foi considerado um dos 5 melhores pilotos da África, depois de participar da academia de jovens pilotos de excelência da FIA e agora ser o vencedor do evento inaugural do PicantoCup.

Moisés Salvador Inguane

Director de Operações

Moisés tem mais de 17 anos de experiência profissional em desenvolvimento Institucional, desenvolvimento financeiro e de parcerias estratégicas, governação corporativa e gestão operacional. Na sua carreira, Moisés trabalhou na Gapi- Agência Financeira de Desenvolvimento como Director de Operações das delegações da Gapi e como Secretário da Empresa. Na Cruz Vermelha de Moçambique foi Director de Desenvolvimento Institucional e coordenador da Iniciativa de desenvolvimento das Sociedades Africas da Cruz Vermelha designada (Iniciativa dos 8) através da Federação Internacional da Cruz Vermelha. Moisés é licenciado em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Instituto Superior de Relações Internacionais ISRI em Moçambique, e possui outros certificados internacionais em Desenvolvimento do Sector Privado pela SIPU na suécia, Gestão de Empresas Participadas pelo Estado e Agencias Governamentais pela Intelligent Africa na Africa do Sul e pela FSD Africa

Anabela Mabota

Gestora de Conhecimento e Monitoria e Avaliação

Anabela traz mais de 15 anos de experiência na área de Monitoria e Avaliação em área de desenvolvimento econômico, com especialização em Sistema de Informação do Mercado Agrícolas em Moçambique. Antes de se juntar-se ao FSDMoc, Anabela trabalhou por seis anos no projecto de Agronegócio e Competitividade financiado pela USAID. Anabela Mabota tem um mestrado em Economia Agrária pela Universidade Estadual de Ohio State nos EUA e tem um Certificado da Academia da FSD África.

Vânia Matola 

Analista de Conhecimento, Monitoria e Aprendizagem

Vânia tem mais de 4 anos de experiência profissional em Gestão Hoteleira e mais de 4 anos de experiência profissional na Gestão de Projectos. Antes de se juntar ao FSDMoç, trabalhou como Assistente de Projecto no Projecto para o Fortalecimento da Capacidade de Promoção de Investimento e Facilitação na República de Moçambique, financiado pela Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA). Ela trabalhou igualmente como pesquisadora na empresa de consultoria- Executive Research Associates, Lda. É Mestrada em Técnicas de Análise e Inovação Turística pela Universitat Rovira i Virgili (2012) e possui uma Licenciatura em Turismo pela Universidade Eduardo Mondlane (2008).

Titos Uamusse

Gestor de Subvenções

Titos Uamusse tem mais de 17 anos de experiência em Finanças, RH e Gestão de Negócios, antes de se juntar à FSD trabalhou com a TROCAIRE como Gerente Regional de Finanças para 6 Países da África Austral (Angola, Malawi, Moçambique, Zâmbia, Zimbábue e África do Sul). AMODEFA como Oficial de Admin & Finanças, e com a IPPF como Assessoa Financeiro para Angola e Guiné-Bissau. Nos últimos cinco anos, ele trabalhou na Ericsson como Especialista em Finanças e Instalações para a sucursal de Moçambique. Titos é formado em Administração e Gestão de Negócios pelo ISPU e possui certificado como Revisor Oficial de Contas, e possui vários Certificados em Finanças e Gestão Empresarial da Universidade de Witwatersrand- Johannesburg, Abordagem de Parceria, Gestão Financeira, Capacitação – Irlanda.

Carlos Valente Mondle

Gestor de Serviços Financeiros Digitais

Carlos Valente possui mais de 20 anos de experiência profissional com destaque para posições de gestão na área bancária. Ele tem licenciatura em Informática (2001). Antes de se juntar ao FSDMoç trabalhou como Director de Informática do FNB – Moçambique (10 Anos) e do Banco de Desenvolvimento e Comércio (5 Anos) entre outras instituições. Esteve envolvido em muitos projectos nas áreas de tecnologia e operações introduzidos nos últimos anos no sistema financeiro moçambicano.

Elzo Tomás 

Assistente Adminitrativo e de Contabilidade

Elzo é um professional de Gestão Administrativa e Financeira com 10 anos de experiência, e com profunda paixão por Gestão Comercial, de Logística e de Eventos. Antes de se juntar ao FSDMoc foi Responsável Administrativo, Logístico e Comercial na Pharmalife, Lda. Também trabalhou como Técnico de Contas a Pagar e de Tesouraria na Odebrecht Serviços no Exterior (OSEL). Tem o grau de Técnico Médio de Contabilidade e Gestão Financeira pelo Instituto de Transportes e Comunicações.

Benedito Murambire

Gestor de Investimentos

Benedito possui mais de 20 anos de experiência em microfinanças, planeamento estratégico e organizacional, capacitação institucional, e concepção e realização de programas de formação. Antes de juntar ao FSDMoç, trabalhou na Ernst & Young, ICC, e prestou serviços para agências de desenvolvimento, tais como UNDP, IFC, GIZ, USAID, UN-Habitat, etc. Benedito tem o Mestrado em Gestão de Empresas da Escola de Negócios do ISCTE de Portugal e um certificado da Academia da FSD África.

Sílvio Chiau

Gestor de Visão de Mercado

Sílvio é um profissional de Gestão, Tecnologia da Informação e Auditoria combinando uma sólida formação acadêmica com 13 anos de experiência em ambientes corporativos. Liderou equipes especializadas e experientes nas áreas de desenvolvimento de sistemas de mercado, auditoria interna, gestão de projectos, gestão de receitas e avaliação de risco. Trabalhou na indústria de telecomunicações durante uma década, tendo ocupado as posições de Chefe de Departamento de Gestão de Receitas e Director de Auditoria Interna. Ele é mestrado em gestão de negócios, licenciado em tecnologias de informações pela Universidade Tecnológica da Petronas e possui cursos profissionais na área de desenvolvimento internacional. Líder natural e autodidacta.

Kátia Agostinho

Analista de Mercados

Kátia tem mais de 8 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e pesquisa e é apaixonada por empreendedorismo e empoderamento das mulheres. Ela tem uma licenciatura em Economia (2010) e uma série de certificados em desenvolvimento e política do sector financeiro da Universidade da Cidade do Cabo (2014), FSDAfrica Academy (2015) e The Smart Design for Policy and Practice Framework da Harvard Kennedy School da Harvard University (2015). Adicionalmente, Kátia é alumni de programas de intercâmbio apoiados pelo governo dos EUA como o International Visitor Leadership Program (IVLP) e YALI Southern Africa, e, Associate Fellow do Royal Commonwealth Society (RCS).

Filomena Mondlane

Recepcionista e Secretária

Filomena assiste a equipe em todas as questões administrativas, incluindo agenda do CEO. Filomena tem um Diploma de Nível Médio e um Certificado em Administração de Escritório. Filomena traz mais de 6 anos de experiência como secretária de ONGs e outras instituições privadas.

MENU

JOIN OUR MAILING LIST

Siga-nos